Inovador Dialogue Café arranca em Lisboa e no Rio de Janeiro (pt)

10 Dialogue Cafes vão abrir nos 5 continentes até ao final de 2011

Lisboa, Portugal – 27 de Maio de 2010 – A Organização Dialogue Café anunciou o lançamento dos seus dois primeiros cafés inovadores, em Lisboa e no Rio de Janeiro, coincidindo este lançamento com o 3º Fórum Anual das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações que acontece entre os dias 27 e 29 de Maio de 2010.

O Dialogue Café é uma iniciativa, sem fins lucrativos, que utiliza a arte das tecnologias de vídeo de ultima geração, permitindo a conversa cara a cara entre vários grupos de pessoas em todo o mundo, proporcionando diferentes trocas de experiências, permuta de aprendizagens e facilitando trabalhos conjuntos, com o intuito de tornar o mundo um lugar melhor. Os participantes vão estar ligados através de vídeo e som em alta definição, em ecrãs que permitem ver os interlocutores em tamanho real assegurando que, estando em diferentes pontos do globo e pertencendo a culturas distintas, estas pessoas possam conversar e partilhar experiências.

Factos/Destaques:

· Com o apoio das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, da Cisco, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação Anna Lindh, entre outros, a Associação Dialogue Café está a criar uma rede global entre espaços físicos – Dialogue Cafés – que dará acesso a tecnologias de videoconferência promovendo actividades e diálogos entre diversas cidades distantes.

· Estes cafés vão estar ligados através de uma rede global de hiperligações entre cafés em todo o mundo, permitindo não só os diálogos informais, mas também algumas actividades mais estruturadas entre as diversas cidades, tais como workshops, seminários, conferências, concertos e sessões de leitura.

· Os Dialogue Café são o resultado de uma ideia simples mas no entanto radical, baseada no facto de que as pessoas têm muito em comum e que havendo oportunidade vão explorar os seus interesses comuns, estimulando em simultâneo ideias que abordam os principais problemas da actualidade.

· O conceito Dialogue Café acredita que esse tipo de diálogos e cooperação conduzem a uma nova forma de pensar e agir: preparam os indivíduos e as comunidades para quebrar preconceitos e equívocos, promovendo uma maior compreensão e cooperação entre culturas;

· Os dois primeiros Dialogue Cafés vão abrir no dia 27 de Maio no Rio de Janeiro, na Universidade Cândido Mendes, e em Lisboa no Museu da Moda e do Design (MUDE).
Brevemente vão ser abertos mais Dialogue Cafés em Londres, Amesterdão, Florença, Toronto, Doha, Ramallah, Telavive, Cairo, Istambul, Nova Iorque, São Francisco e Seul.

· Cada Dialogue Café será gerido por um parceiro local – em Lisboa essa gestão será feita pelo MUDE, com o apoio de parceiros locais, que incluem a Câmara Municipal de Lisboa, e a Universidade Cândido Mendes no Rio de Janeiro. Estes parceiros farão a gestão diária do Dialogue Café.

· O conceito Dialogue Café foi criado para pessoas individuais e organizações com dimensão social, ambiental, educacional ou com missões culturais, tais como fundações, organizações de sociedade civil, grupos comunitários, universidades, escolas, empresas sociais, órgãos públicos e agências.

· Os Dialogue Cafés são espaços para inovação e criatividade focados em especial no diálogo inter-cultural, na inovação social, na participação cívica e nas artes, na criatividade e na cultura.

Os seguintes exemplos ilustram o carácter e a variedade das actividades que serão abrangidas pelos Dialogue Café enquanto potencial rede em desenvolvimento em todo o mundo:

Ø Jovens de Istambul, Londres e Toronto trocam as suas histórias;

Ø Mulheres do Cairo, Doha e Amesterdão discutem o papel da Instrução e do Emprego para a emancipação.

Ø Conferências e eventos em diversas cidades sobre temas como as mudanças climatéricas, criatividade e inovação, envelhecimento e exclusão social, fazendo a ponte entre Londres, Nova Iorque, Amesterdão, Florença, Doha e Ramallah.

Ø Projectos conjuntos que ligam escolas de Lisboa ao Rio de Janeiro, de Seul a São Francisco;

Ø Empreendedores sociais do Cairo, Telavive e Toronto a falar sobre potenciais colaborações sociais;

Ø Workshops de teatro a acontecer em simultâneo no Rio de Janeiro, Nova Iorque e São Francisco;

Ø Concertos no vivo do Rio de Janeiro para Londres, Lisboa, Amesterdão, Florença e Nova Iorque;

Citações de apoio:

· Diogo Vasconcelos, Presidente da Associação Dialogue Café,

“Num mundo em mudança a globalização significa colaboração e não standardização. A inovação pode actuar como uma ponte entre países e culturas. O Dialogue Café é sobre o “nós” e o “eles” na criação conjunta de um mundo melhor.”

· Jorge Sampaio, Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, ex-presidente de Portugal,

” Os Dialogue Cafés são perfeitos para celebrar e promover diverCidades”

· Professor Cândido Mendes,

“O Dialogue Café está no centro do encontro de culturas dos nossos tempos: é a conversa descontraída que leva ao conhecimento do outro.”

Recursos de apoio:

Para mais informações sobre o Dialogue Café visite: www.dialoguecafe.org

· Cisco: http://www.cisco.com/

· Nações Unidas para a Aliança das Civilizações: http://www.unaoc.org/

· Fundação Anna Lindh: www.euromedalex.org

· Fundação Calouste Gulbenkian: http://www.gulbenkian.org.uk/

· MUDE: http://www.mude.pt/

· UCAM: http://www.ucam.edu.br/

Contactos para informações:

Universidade Cândido Mendes, Kátia de Marco
href=”mailto:katia@dialoguecafe.org”>katia@dialoguecafe.org

MUDE – Museu do Design e da Moda, Bárbara Coutinho
+ 351 21 888 61 22 | href=”mailto:mude@dialoguecafe.org”>mude@dialoguecafe.org

Dialogue Café Association, Julie Caulier-Grice,
+ 44 207 831 3404 | href=”mailto:julie@dialoguecafe.org”>julie@dialoguecafe.org

This entry was posted in Featured News. Bookmark the permalink.